Menu Paginas

11 de mar. de 2013

Laureus consagra Bolt, Phelps e Daniel Dias; Neymar sai sem troféu



No palco, com o presidente Edwin Moses à frente, os membros da Academia Laureus deram início à cerimônia, pouco depois das 19h. Na sequência, o governador Sergio Cabral deu as boas-vindas aos convidados e lembrou da série de eventos que a cidade vai sediar até 2016, com  a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos. As luzes, então, se apagaram. Depois de alguns segundos de expectativa, Morgan Freeman, um dos grandes nomes da história do cinema e mestre de cerimônias da festa, apareceu sozinho no palco.

Em um primeiro momento, Freeman mostrou um vídeo do golfista alemão Martin Kaymer, que liderou a equipe europeia em uma histórica vitória contra os EUA, dentro da casa rival, na Ryder Cup. Falou sobre a importância dos feitos esportivos, contou seu sonho de ser atleta quando menino e arrancou gargalhadas do público. No telão, então, passou a ser exibido um vídeo com um resumo dos principais fatos do esporte em 2012, ao som de “Titanium”, parceria entre David Guetta e Sia. Depois, o ator fez uma brincadeira com o apagão que marcou o Super Bowl deste ano, com as luzes do Theatro Municipal novamente apagadas.

Na primeira disputa da noite, o de Melhor Atleta de Esportes de Ação, Freeman passou o controle para Michael Phelps. O ex-nadador americano se enrolou com o roteiro, que passava em um tele prompter, e pediu desculpas. “Estou um pouco nervoso”, explicou. Depois das apresentações, o austríaco Felix Baumgarter recebeu o prêmio por ter saltado da estratosfera e quebrado a barreira do som, em outubro do ano passado. No discurso, lembrou sua passagem pelo Rio, em 1999, quando escalou a estátua do Cristo Redentor. Também conversou com o skatista Tony Hawk, membro da Academia e também vencedor do Laureus, e viu um vídeo com seus principais feitos na carreira.
Foi a vez, então, de o ator Kyle MacLachlan subir ao palco. Depois de um vídeo apresentando os concorrentes, anunciou a vitória da equipe europeia, com a surpreendente conquista da Ryder Cup. Os atletas, que estão em uma competição nos Estados Unidos, foram a primeira ausência na premiação. Na sequência, o coro infantil da Rocinha apresentou sua versão, com trechos em inglês, de “Cidade Maravilhosa”.

Os atores Fernanda Lima e Cauã Reymond apresentaram os concorrentes a Melhor Esportista com Deficiência, que marcaria a única vitória brasileira na noite. Daniel Dias, que já havia sido escolhido em 2009, levou o prêmio pela segunda vez por suas seis medalhas de ouro e seis recordes nos Jogos Olímpicos de Londres. Recebeu  o troféu das mãos de Ruud Gullitt, que substituiu Emerson Fittipaldi, que não compareceu à festa devido à morte de seu pai, Wilson.
- Estou muito feliz. Quero agradecer à minha família por ter me apoiado. É difícil falar o significado de chegar ao ponto que cheguei, mas sei que tenho muito a dar ao esporte ainda. Eu queria fazer história. E consegui conquistar as medalhas e entrar para a história do esporte brasileiro e mundial.

A atriz Morena Baccarin foi uma das anfitriãs da
noite no Rio de Janeiro (Foto: Getty Images)
A atriz brasileira Morena Baccarin, uma das estrelas da série americana “Homeland”, subiu ao palco para falar sobre as ações sociais da Academia Laureus. Em seguida, foi a vez de a Academia homenagear Michael Phelps. Com direito a um discurso em holograma de Mike Spitz, segundo maior nadador da história das Olimpíadas, o americano recebeu o prêmio por seus feitos na carreira.
- Não há nada mais especial do que estar com crianças e ver os sorrisos em seus rostos. Espero estar envolvido com o esporte pelo resto da minha vida.
Na sequência, a atriz Eva Longoria foi quem anunciou o prêmio de Melhor Atleta feminina do ano para a britânica Jessica Ennis, uma das estrelas dos Jogos de Londres. Queridinha da torcida de seu país, a atleta conquistou o ouro no heptatlo e emocionou. Depois, Andy Murray, mais uma ausência da noite, superou Neymar na corrida pelo título de revelação de 2012. Campeão do US Open e ouro olímpico, o britânico disputa o título do Masters 1.000 de Indian Wells.

A cantora Bebel Gilberto subiu ao palco para cantar "So Nice", versão para "Samba de Verão". Na sequência, mais uma apresentação artística, desta vez do grupo de capoeira Arte Nobre. Um vídeo com imagens do verão carioca e das ações que membros da Academia participaram desde a última semana passou a ser exibido no telão.
O pugilista ucraniano Vitali Klitschko foi escolhido para apresentar o prêmio de "Melhor Retorno". Félix Sánchez, que fez história ao conquistar seu segundo ouro olímpico nos 400m com barreiras nos Jogos de Londres, oito anos depois de levar o primeiro, em Atenas 2004, foi o vencedor. No palco, o dominicano, nascido nos Estados Unidos, se emocionou ao lembrar de seus passos de superação rumo ao pódio na Inglaterra, sendo muito aplaudido pelo público.
No principal prêmio da noite, o lendário tenista Boris Becker apresentou os candidatos ao título de Melhor Atleta do Ano. Com o prêmio especial para Phelps, a escolha estava clara. Grande vencedor da noite, Usain Bolt não estava ali para receber seu troféu. Mas, em holograma, diante do ex-velocista Michael Johnson, comemorou sua terceira conquista no Laureus - levou também em 2009 e 2010.
- Esse último ano foi muito difícil, apesar das conquistas. Por isso, vencer o Laureus pela terceira vez é incrível - afirmou o jamaicano, que mais uma vez garantiu sua presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
No fim, no último prêmio da noite, Sebastian Coe, bicampeão olímpico nos 1.500m e dono de outras duas medalhas de prata nos Jogos de Moscou, em 1980, e Los Angeles, em 1984, foi homenageado por sua carreira. Depois de se aposentar e enveredar na política, o ex-fundista e um dos membros da Academia foi o homem forte na organização das Olimpíadas de Londres.
Confira a lista de premiados:
Melhor Atleta de Esportes de Ação
Felix Baumgartner (voo livre, Áustria)
Joel Parkinson (surfe, Austrália)
Stephanie Gilmore (surfe, Austrália)
Jamie Bestwick (BMX, Grã Bretanha)
Julie Bresset (Mountain bike, França)
Melhor Equipe
Equipe olímpica de tênis de mesa da China
Equipe da Copa Ryder Europeia (golfe)
Miami Heat (basquete)
RBR (automobilismo)
Seleção espanhola de futebol masculino
Time olímpico de basquete dos EUA

Melhor Esportista com Deficiência
Patrick Anderson (basquete em cadeira de rodas, Canadá)
Johanna Benson (atletismo, Namíbia)
Daniel Dias (natação, Brasil)
Alan Fonteles (atletismo, Brasil)
David Weir (corrida em cadeira de rodas, Grã-Bretanha)
Alex Zanardi (ciclismo, Itália)

Revelação do Ano
Yannick Agnel (natação, França)
Gabby Douglas (ginástica artística, EUA)
Kirani James (atletismo, Granada)
Andy Murray (tênis, Grã-Bretanha)
Neymar (futebol, Brasil)
Ye Shiwen (natação, China)

Prêmio Conquista Exepcional
Michael Phelps (natação, EUA)

Melhor Atleta Feminina
Jessica Ennis (atletismo, Grã-Bretanha)
Allyson Felix (atletismo, EUA)
Missy Franklin (natação, EUA)
Shelly-Ann Fraser-Pryce (atletismo, Jamaica)
Serena Williams (tênis, EUA)
Lindsey Vonn (esqui, EUA)

Melhor Retorno
Tirunesh Dibaba (atletismo, Etiópia)
Ernie Els (golfe, África do Sul)
Equipe da Copa Ryder Europeia (golfe)
Equipe olímpica de remo de oito (Alemanha)
Anna Meares (ciclismo, Austrália)
Felix Sanchez (atletismo, República Dominicana)

Melhor Atleta Masculino
Usain Bolt (atletismo, Jamaica)
Mo Farah (atletismo, Grã-Bretanha)
Lionel Messi (futebol, Argentina)
Michel Phelps (natação, EUA)
Sebastian Vettel (automobilismo, Alemanha)
Bradley Wiggins (ciclismo, Grã-Bretanha)

Prêmio por Conquistas da Carreira
Sebastian Coe (atletismo, Grã-Bretanha)

FONTE:G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário