Menu Paginas

6 de jan. de 2016

10 documentários que todo profissional de TI deveria ver


Além dos maiores programadores da história, vários acontecimentos marcaram a evolução da tecnologia ao redor do mundo.E quem trabalha na área de TI sabe a importância que esses marcos tiveram para suas profissões. Depois do surgimento dos computadores e da internet, várias histórias despertaram o interesse da sociedade e, principalmente, da indústria. A seguir, confira nossa seleção com os 10 documentários que todo profissional da área de tecnologia deveria assistir, com relatos que vão desde a fundação da Apple até o vazamento de dados no WikiLeaks.

1. O triunfo dos Nerds (1996)
O documentário de 1996 surgiu a partir do livro escrito por Robert X. Cringely (Mark Stephens), em 1992. Distribuído pela rede americana PBS, o filme de 180 minutos mostra a evolução dos computadores nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial até o ano de 1995, contando com depoimentos de grandes nomes como Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, Steve Ballmer e Paul Allen. Além disso, o título também traz comentários de Douglas Adams, autor da famosa série de ficção de sucesso “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.


2. Welcome to Macintosh (2008)
Fique por dentro da história de uma das marcas que mais revolucionaram o mercado de tecnologia nos últimos anos.A produção de 2008 tem duração de 90 minutos e conta com entrevistas de pessoas que participaram do lançamento do primeiro computador da Apple.



3. Revolution OS (2001)
 Quem é adepto do software livre não pode deixar de assistir a este documentário de 2001. Dirigido por J. T. S. Moore, o filme de 85 minutos fala sobre os 20 anos de história da GNU, sobre o Linux, sobre o open source e sobre o movimento software livre, e conta com entrevistas de Linus Torvalds, Richard Stallman, e outros empresários e hackers que fizeram a diferença para fazer do mundo da tecnologia um ambiente colaborativo.


4. The Startup Kids (2012)
 Saiba como os fundadores de grandes empresas como Vimeo, Dropbox e SoundCloud entraram no mundo do empreendedorismo e colocaram suas ideias em prática com muito sucesso. O documentário de 55 minutos foi feito por duas empreendedoras islandesas, que desejavam incentivar outras pessoas a empreenderem também. Ele ainda conta com comentários do capitalista de risco Tim Draper e do blogueiro do site TechCrunch MG Siegler.


5. O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz (2014)
O documentário recém-lançado busca contar a história do jovem Aaron Swartz, o programador, escritor e ativista norte-americano que acreditava na mudança do mundo através da internet e da computação.
No entanto, numa tentativa para baixar milhares de artigos acadêmicos usando a rede do MIT (Massachussetts Institute of Technology), Aaron é processado e acaba se suicidando.
A produção foi financiada pelo Kickstarter, com arrecadação de 94 mil dólares, e conta com entrevistas de seus familiares e amigos, bem como de pessoas que trabalharam diretamente com o jovem.


6. Google e o Cérebro do Mundo (2013)
 Em 2002, o Google tentou colocar em prática um ambicioso projeto: digitalizar todos os livros do mundo para criar uma livraria virtual, baseado na ideia prevista por HG Wells em 1937, chamada de “World Brain”.
Com discussões e diversos pontos de vista, os entrevistados discutem sobre a missão da empresa, e a resistência que o projeto vem enfrentando por causa dos direitos autorais.


7. Truth in Numbers? Everything, According to Wikipedia (2010)
 O documentário norte-americano explora a história da famosa enciclopédia online que revolucionou a web e a discussão sobre a tarefa de edição ser aberta ao público ou a apenas um grupo de especialistas.
O filme de 86 minutos conta com comentaristas como Howard Zinn, Len Downie (jornalista do The Washington Post e da CBS News), o antigo editor chefe da Encyclopaedia Britannica Robert McHenry e o antigo diretor da Central Intelligence Agency James Woolsey.


8. Downloaded – A saga do Napster (2013)
 Downloaded conta a história do software pioneiro no compartilhamento de arquivos na internet. Criado em um dormitório de universidade, o Napster mudou para sempre o mercado fonográfico no mundo.
O filme, produzido em 2012, relata a jornada do software desde seu nascimento, em 1998, até sua venda para a Rhapsody, bem como sua briga com a indústria da música e a perda de espaço que ele sofreu após outros serviços como iTunes e Spotify serem inseridos no mercado.


9. Roubamos Segredos – A História do WikiLeaks (2013)
 Saiba sobre o polêmico trabalho de Julian Assange, o jornalista e ativista australiano que causou a maior brecha de segurança da história dos Estados Unidos.
O documentário de 130 minutos conta desde a atuação de Assange no WikiLeaks até os escândalos sobre sua vida pessoal.


10. TPB: AFK (2013)
 Produzido a partir de um financiamento coletivo no Kickstarter, “TPB: AFK The Pirate Bay Away from Keyboard” é um documentário de 85 minutos que conta a história dos três fundadores do famoso site de compartilhamento de arquivos The Pirate Bay.

FONTE:arquivoti

Nenhum comentário:

Postar um comentário